A VIRTUDE NAS LÁGRIMAS

Lc 7:11-17

Pr Alencar Menezes

O choro é a expressão da forte emoção que nos atinge em momentos da vida, seja na alegria ou na tristeza. Em particular, na vida da viúva de Naím, este expressava o sentimento da dor da perda do ente querido, seu filho. Ao mesmo tempo, em que o fato reforça o papel de Cristo como o filho que é entregue para morrer por nós, ressaltando o valor do sacrifício inigualável e em seguida a ressurreição, vemos o poder do amor, manifesto nas lágrimas daquela mãe, que move o coração de JESUS.

1 – (V. 11-12) AS LÁGRIMAS INCONTIDAS E SEM RESERVAS

Certamente aquela mulher não conteve seu choro por causa da multidão que estava lá ou da multidão que se aproximava. Muitos se intimidam e se deixam envergonhar pelas pessoas e não manifestam as suas emoções e comoções para não caracterizar fraqueza. Devemos nos mostrar carentes de Deus, declarar que somos os mais necessitados de misericórdia, independentes da situação que passamos. Dessa forma, muito mais faremos nos momentos das necessidades, como aquela viúva que perdeu seu filho único. Assim abalamos qualquer tipo de resistência espiritual em nós ou à nossa volta.

2 – (V. 13) AS LÁGRIMAS QUE CAUSAM COMPAIXÃO

Nem pena, nem tristeza, nem desprezo. Cristo manifesta comoção ao contemplar o quadro da dor pintado pela viúva porque entende o seu sofrimento de uma maneira profunda. Podemos estar certos de que nossas lágrimas nunca serão em vão porque não vislumbram a derrota, mas são a expressão do clamor que desperta os olhos do Senhor.

3 – (V. 14-15) AS LÁGRIMAS QUE MOTIVAM O MILAGRE

As lágrimas da viúva de Naim motivaram um milagre que veio fazer uma diferença, não só para ela, mas para o seu filho restituído e para toda a multidão que estava em volta, para  que cressem.

4 – (V. 16-17) AS LÁGRIMAS QUE PRODUZEM LOUVOR E ALEGRIA

As perspectivas em meio às lágrimas podem ser de sucesso. Jesus nos fala que Ele se comove com o teu problema seja qual for o tamanho, que toda luta começa com você já vencedor.

CONCLUSÃO: Não se intimide, o teu clamor e as tuas lágrimas encontram abrigo em JESUS que certamente mudará o cenário desfavorável, seja qual for. Como está escrito: “óleo de alegria em vez de pranto, vestes de louvor em vez de espírito angustiado”.

Aceite JESUS como seu Senhor e Salvador.

Anúncios