ANANIAS – UM REFERENCIAL DO SENHOR

Atos 9:10-19

Pr Alencar Menezes

Ananias é mencionado na bíblia apenas numa ocasião, no entanto, suas qualidades, demonstradas em curta citação, servem de referencial a todos que tem como propósito primeiro o servir a Deus.

O que Ananias, servo do Senhor, nos ensina?

1-ANANIAS NOS ENSINA A SERMOS DISCÍPULOS DE JESUS (v. 10-17)

Ananias não era apenas um crente em Jesus, mas um seguidor de Cristo, um servo do Senhor conhecido em Damasco, não apenas pelos irmãos, mas do próprio Senhor, pelo seu coração comprometido e envolvido com a obra de Deus, como todos devemos ser.

2-ANANIAS NOS ENSINA A TERMOS COMUNHÃO EXPLÍCITA COM DEUS (v. 10-16)

Ananias não só ouve o que o Senhor lhe fala, mas não por rebeldia e sim para esclarecimentos, debate com questionamentos, o mandado de Deus, que lhe parece, aos olhos da carne, algo incoerente. No entanto, o que prevalece é a voz do Espírito Santo falando mais alto ao seu coração, aprendendo mais do Senhor nos mínimos detalhes. Dessa forma, é estabelecida a comunhão total com o Espírito da verdade.

3-ANANIAS NOS ENSINA A TERMOS DISPOSIÇÃO ESPIRITUAL (v. 10b)

Ananias nos fala que a primeira resposta que devemos dar a Deus é a resposta da disponibilidade e confiança, mesmo antes de sabermos do propósito final do Senhor, mesmo que isso possa a vir a contrariar nossos interesses pessoais mais importantes.

4-ANANIAS NOS ENSINA A IMPORTÂNCIA DO “IDE” DE JESUS (v. 15-17)

Através do “IDE” de Jesus desenvolve-se em nós o espírito de santidade e autoridade, peculiar a todos que estão debaixo dessa visão, ao mesmo tempo em que somos mensageiros de paz e bênçãos na vida de outros.

5-ANANIAS NOS ENSINA A SERMOS INSTRUMENTOS DE PODER (v. 18-20)

Ananias é usado como instrumento de restauração física, psicológica e espiritual na vida de Saulo (Paulo), mostrando que há um mover do Espírito Santo, nesse sentido, em todo aquele que se conduz por esta palavra.

CONCLUSÃO: O v. 16 fala do padecimento do ego, da vaidade e do pecado, dos quais o ser humano tem que se esvaziar para dar lugar ao comando de Deus em sua vida a fim de glorificar o nome do Senhor e conquistar as vitórias da vida abundante. Este processo é realizado naquele que se dispõe a mudanças em Cristo. Ananias nos ensina mostrando o exemplo de uma vida controlada pelo Espírito Santo.

Jesus quer te usar da mesma forma. Aceite-o como Senhor e salvador.

Anúncios