CONSERVANDO A LINHAGEM ESPIRITUAL PARA FRUTIFICAR

Gênesis 28:1-9

Pr Alencar Menezes

Quando Deus chamou a Abraão disse que nele seriam benditas todas as nações da terra. Essa promessa se cumpre na construção de uma linhagem que é uma família espiritual que se preserva nos padrões de Deus buscando sempre que se cumpra o que Ele falou. Nós, através de Cristo, somos herdeiros dessa promessa e cabe-nos assumir não só a bênção, mas também dar continuidade a esse projeto de salvação do Senhor Jesus.

1-(v. 1) O CUIDADO PARA NÃO MISTURAR A LINHAGEM ESPIRITUAL

Aqui não fala de preconceito racial ou coisa do tipo. A palavra nos fala de manter-se longe de pessoas que vivem uma cultura de prostituição, incredulidade, falta de santidade e idolatria que são o contrário à quilo que Deus nos propõe. Não se pode conservar uma linhagem espiritual misturando-se ao que não é espiritual, assim incorreria inevitavelmente no jugo desigual.

2-(v. 2) O CUIDADO NA ESCOLHA DA RAIZ DA LINHAGEM ESPIRITUAL

Isaac orienta Jacob no que seria melhor para ele em sua escolha para esposa em um lugar onde ele, Isaac, sabia ter mulheres no perfil adequado às suas expectativas e propósitos espirituais para Jacob. Isso nos fala que, o lugar onde podemos perpetuar a linhagem espiritual tanto familiar, como a linhagem financeira, como a linhagem do caráter e de outras áreas, é no meio do povo de Deus, a igreja, que conserva os princípios de Deus.

3-(v. 3-4) TOMAR POSSE DA BÊNÇÃO PRESENTE QUE FALA DE FRUTIFICAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E SERMOS SEMENTES DE NAÇÕES.

Quando conservamos a linhagem espiritual frutificamos em santidade e adoração e palavra e somos abençoados em nossa vida profissional, nossos relacionamentos, nossa vida ministerial, nossa saúde, entre outras. A vida de Jacob é exemplo do milagre de frutificação, multiplicação e semeadura para as nações.

4-(v.5-9) DAR LUGAR AO ESPÍRITO DA OBEDIÊNCIA

Jacob seguiu a risca todas as recomendações do pai e foi vitorioso. No entanto, porque não deu ouvidos ao seu pai e deu lugar ao ressentimento e mágoa em seu coração, Esaú quebrou a linhagem unindo-se a povos idólatras e por isso não teve participação na bênção de Abraão.

CONCLUSÃO: Fazemos parte de uma linhagem que certamente nasceu para conquistar e prosperar em todas as áreas, Jesus garantiu isso na cruz do calvário, portanto, sejamos fiéis à linhagem espiritual instituída por Deus desde os primórdios, pois Ele é fiel, e conquistemos e comamos o melhor dessa terra, levando todos que nos cercam a também desfrutar dessas bênçãos.

Comece deixando Cristo transformar a sua vida!

Anúncios