DEUS ESCREVE A NOSSA HISTÓRIA

Gênesis 41:51

Pr Alencar Menezes

Sabe-se, da vida de José, de como ele sofreu nas mãos dos irmãos, de como depois de jogado em um poço foi vendido como escravo, de como viveu como escravo na casa de Potifar (servo da corte do Faraó), de como sofreu perseguição e calúnia por parte da esposa de Potifar, de como passou anos no cárcere para, só depois,  receber de Deus o cumprimento das promessas de prosperidade em sua vida. Quando nasceu seu primogênito, José entendeu que, verdadeiramente, sua vida tomara um rumo de vitória. Aquele momento passou a ser um marco e um sinal valioso dos cuidados de Deus sobre sua vida. O nome de seu primogênito era Manassés que significa “Deus fez-me esquecer”. Dessa forma, José entendia que definitivamente Deus tinha mudado sua história.

Para mudar nossa história de luta para história de bênção é preciso:

1-NÃO RECEBER A PALAVRA DE DERROTA

Muitas pessoas recebem palavras de cancelamento em suas vidas que acabam limitando suas vidas espirituais, profissionais e relacionamentos. Estas palavras podem partir de pessoas que estão próximas de nós, assim como aconteceu com José. Coloque no seu coração que Deus falou que “comeremos o melhor dessa terra” e nenhuma palavra de maldição pode mudar isso por que somos revestidos pelo sangue de Cristo.

2-NÃO RECUAR NAS DIFICULDADES

A palavra fala que José sempre seguiu em frente, fiel ao Senhor, mesmo diante das circunstâncias que se apresentaram. Este é o exemplo de fé de Abrão que partiu para uma terra desconhecida confiando na promessa do Senhor. Quando confiamos não recuamos porque sabemos que o nosso futuro é a vitória. Esse é o espírito que guia José em toda sua história. Mantenha o foco na palavra de Deus e isso te fará seguir em frente.

3-FUGIR DO PECADO

Uma das atitudes mais reveladoras na história de José se dá quando ele foge do assédio sexual por parte da mulher de Potifar. Este fato é marcante. José teria interrompido sua caminhada rumo a restituição e teria ficado preso no laço da prostituição caso não corresse. É fundamental romper com o pecado e toda espécie de ato ilegal que cancela a nossa conquista.

4-SER ZELOSO

Tudo que José fazia era digno de elogios mesmo sendo escravo ou estando preso. Devemos entender que Deus é glorificado em nossas atitudes e tudo que fazemos, pensamos ou deixamos de fazer tem conseqüências espirituais. Dessa forma, tudo que for de projeto e metas traçadas para sua vida seja colocada em prática com zelo, pois Deus estará sendo glorificado nessas ações. Dê o seu melhor para Deus. As pessoas que não têm essa perspectiva acabam fazendo tudo de qualquer jeito e, portanto, isso refletirá em todas as áreas da sua vida.

5-PERDOAR

É principal na vida do cristão pedir e dar o perdão. O perdão de Jesus para nós está condicionado à nossa atitude de perdoar. Quando liberamos o perdão cortamos as amarras do passado. Quando José encontrou-se com seus irmãos chorou e entendeu que todas as coisas que haviam acontecido contribuíram para o seu sucesso como homem próspero e com uma família. Quando o homem se prende a mágoas e ressentimentos do passado ele trava a sua história. Não há como ser bem sucedido por completo se houver pendências sentimentais. Libere o perdão para aqueles que te jogaram numa cova, para aqueles que  te agrediram com palavras de maldição e de derrota, para aqueles que te induziram ao pecado. Comece liberando o perdão para você mesmo e seja livre pelo sangue de Jesus.

Aceite a Cristo como Senhor e salvador.

Anúncios