LIVRAMENTO NA FORNALHA

Dn 3 : 1-12; 19-30

Pr Alencar Menezes

Daniel, Sadraque, Mesaque e Abedenego eram amigos e estavam na época escravos na Babilônia. Pelas suas capacidades, conhecimentos e espiritualidade, ocuparam lugares privilegiados no reinado de Nabucodonosor, mas como em toda vida, Sadraque, Mesaque e Abedenego se viram envolvidos por invejas e intrigas, articuladas pelo adversário de nossas vidas, sendo condenados a queimar em uma fornalha. No entanto, sua fé em Deus lhes permitiu passar por toda essa tribulação sem perder a confiança na vitória que o Senhor tem preparado para todos que tem colocado suas vidas em Suas mãos.

Podemos observar semelhanças da vida espiritual desses jovens em nossas vidas.

1 – (v. 12a) DEUS DÁ HONRA A QUEM MERECE HONRA

Quando nossas vidas estão voltadas para o Senhor, incondicionalmente, Este nos coloca em lugares altos, muitas vezes para nos usar como agentes de milagres de transformação em muitos corações em situações inusitadas.

2 – (v. 8-12) QUANDO GLORIFICAMOS AO SENHOR COM NOSSAS VIDAS O INIMIGO SE LEVANTA

O Senhor é glorificado através das nossas ações. Quando o inimigo das nossas vidas contempla isso usa de todas as artimanhas para embaraçar os nossos planos de adoração. Muitos ao nosso redor se levantarão para nos apontar a fim de desvirtuar nossa fé, no entanto, devemos permanecer firmes em nossas convicções independente das conseqüências que o mundo nos impõe. Nosso Deus é maior e te guardará assim como livrou Neemias de Sambalate e Jesus de Satanás no Getsêmani

3 – (v. 19-20) POR MUITAS VEZES O SENHOR NOS DEIXA IR PARA DENTRO DA FORNALHA

Isso fala que devemos encarar os momentos difíceis em nossas vidas como momentos importantes de perspectiva de vitórias. Em vez de murmurarmos devemos cantar, como diz o hino, pois maior é a confiança e fé que temos em nosso Senhor. É nesse momento que você é desafiado a viver rompendo em fé e não se intimidar com a fornalha que quer te consumir.

4 – (v. 20-22) ANTES DE NOS ATINGIR O INIMIGO JÁ ESTÁ DERROTADO

Isso fala que os inimigos que pretendem nos tocar acabam por ter a justiça de Deus cumprida em suas vidas antes que os seus planos se cumpram nas nossas vidas. É o cumprimento de um princípio de Deus: “colhemos o que plantamos”. Devemos ter em mente que Satanás já está derrotado, mesmo antes de começar agir e que a vitória é nossa, mesmo antes de começarmos a luta.

5 – (v. 24-25) O SENHOR AGE EM MEIO À FORNALHA

O Senhor é o socorro sempre presente. Devemos ter sempre em mente isso. Ele nos livrará no momento preciso que é o Seu tempo para cada um de nós. Devemos confiar e esperar no Senhor e então Ele nos livrará, não da fornalha, mas na fornalha.

6 – CONCLUSÃO: (v. 26-30) O SENHOR QUER TE ABENÇOAR E QUER TE USAR

Sadraque, Mesaque e Abedenego obtiveram livramento e foram ainda mais abençoados pelo Senhor, mesmo em meio às tribulações. Da mesma forma, o Senhor quer te abençoar e fazer de ti um instrumento abençoador para converter nações. Passando por tribulações ou não seja uma bênção nas mãos do Senhor para falar do Seu evangelho.

Comece colocando Jesus como Senhor e salvador da sua vida.

Anúncios