O DIREITO DE PRIMOGENITURA

Dt 21:17

Pr Alencar Menezes

Os direitos da primogenitura eram dados ao filho mais velho, os quais passavam a usufruir da maior parte dos bens e regalias na família, além de passar a exercer maior responsabilidade e liderança diante do grupo. É também uma instituição do Senhor para o povo de Israel e transferido a nós por intermédio de Jesus. Um dos fatos bíblicos mais polêmicos, relacionados a direito de primogenitura, aconteceu quando Isaque tinha cerca de 160 anos, Jacó e a sua mãe conspiraram para enganar o velho patriarca (Gn 27), tendo em vista transferir o direito à primogenitura para ele. Hoje, todos esses direitos fazem parte da nossa vida porque foram conquistados por Jesus na cruz do calvário.

O direito à primogenitura assegura

1-UMA POSIÇÃO SUPERIOR NA SUA FAMÍLIA

(Gn 49:3) Ruben, tu és meu primogênito, minha força, e o princípio do meu vigor, o mais excelente em alteza, e o mais excelente em poder.

A palavra nos fala de respeito ao líder instituído por Deus. De como somos levantados para sermos os primeiros na linhagem de muitos discípulos, para o reino de Deus, através de Jesus.

2-UMA PORÇÃO DOBRADA DA HERANÇA PATERNA

(Dt 21:17) Mas ao filho da aborrecida reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver: porquanto aquele é o princípio da sua força; o direito da primogenitura seu é.

A palavra nos fala, mais do que de bens materiais, fala de honra a qual ninguém pode usurpar, quando é dada por Deus, a quem fez por merecer, por isso, devemos honrar nossos líderes (pais, pastores, líderes de células, autoridades em geral) a fim de sermos honrados.

3-O SACERDÓCIO DA FAMÍLIA

(Nm 8:17-19) Porque meu é todo o primogênito entre os filhos de Israel, entre os homens e entre os animais; os santifiquei para mim no dia em que, na terra do Egito, feri a todo o primogênito.

A palavra nos fala de cobertura espiritual, de como somos responsáveis, primeiro por nossa família, nossa primeira célula, nossos primeiros discípulos, para depois atingirmos os de fora.

4-A PROMESSA DA SEMENTE NA QUAL TODAS AS NAÇÕES DA TERRA SERIAM ABENÇOADAS

(Gn 22:18) E na tua semente serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.

A palavra nos fala que nossa linhagem sairá uma geração abençoada para conquistas para conquistas para o reino de Deus.

Quando o direito à primogenitura não prevalece segundo os costumes

1-QUANDO É NEGADO POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE

E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por um manjar vendeu o seu direito de primogenitura. (Hb 12:16)

A palavra nos fala das pessoas que são capazes de trocar as coisas espirituais pelas coisas do mundo até mesmo a salvação quando são capazes de negar a Cristo.

2-QUANDO É DESPREZADO PELO PECADO

Quanto aos filhos de Rúben, o primogênito de Israel (porque ele era o primogênito, mas, porque profanara a cama de seu pai, deu-se a sua primogenitura aos filhos de José, filho de Israel, para assim não ser contado na genealogia da primogenitura.)(Cr 5:1)

A palavra enfatiza não só a questão da perda de uma bênção de Deus, mas que todas as bênçãos são impedidas ou anuladas pelo pecado, que é a desobediência ao Senhor. Não há como ter conquistas, não há como realizar sonhos em meio à instituição do pecado.

CONCLUSÃO

À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados (Hb 12:23).

A palavra refere-se à igreja dos primogênitos como instituição espiritual

E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros, também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. As primícias do Espírito; esperança, intercessão, eleição (Rm 8:17).

A palavra nos confirma como herdeiros com Cristo e em Cristo, o primogênito dos primogênitos.

Todos os direitos, portanto, são transferidos à igreja pela pessoa de Jesus Cristo. Tomemos posse, lancemos mãos àquilo que nos pertence. Não demoremos em: sermos colunas espirituais, a conquistar lugares de honra, sermos sacerdotes e profetas, sermos sementes de bênçãos para todas as nações. É nosso direito e herança.

O que temos a fazer é reconhecer Jesus como Senhor e Salvador.

Anúncios