O REINO DE DEUS

Lucas 17:20-24

Pr Alencar Menezes

Reino fala de governo. A vinda do reino de Deus gera expectativa em nosso meio que estão ligadas ao conceito que fazemos sobre ele.

1 – O QUE É O REINO DE DEUS

a)      É PRINCIPAL (Mt 6:33) – Buscai primeiro o reino de Deus e …

b)      È COMO UM TESOURO ESCONDIDO NO CAMPO (Mt 13:44) – …que um homem achou e escondeu e, pelo gozo dele, vai, vende tudo que tem e compra aquele campo.

c)      É COMO UMA PÉROLA DE GRANDE VALOR (Mt 13:45-46) – e encontrando-a o homem, vai, vende tudo que tem e compra-a.

d)     É COMO UMA REDE DE PESCA (Mt 13:47-48) – … que lançada ao mar apanha toda sorte de peixes e estando cheia puxam-na para praia e separam os bons dos ruins.

2 – (v. 20) COMO RECONHECEMOS O REINO DE DEUS

É da natureza humana procurar pelo palpável ou ainda mesmo arranjar simbolismos para o que é de espiritual. O perigo está quando alguns tentam obter a exclusividade das misericórdias do Senhor a fim de atrairmos a atenção sobre si dizendo “Deus está aqui”, mas sugerindo que Ele não está em outros lugares. Muitos podem ser enganados com este tipo de referencial de reino de Deus. Certamente, não podemos reconhecer o reino de Deus em prédios, instituições, lugares, imagens entre outras coisas.

3 – (v. 20) ONDE ESTÁ O REINO DE DEUS

O reino de Deus está dentro de nós, como diz a palavra, pois o Espírito Santo,nos concedido,faz morada permanente em nossos corações, estabelecendo a vontade (governo) de Deus em nosso meio.

4 – (v. 22-24) O REINO DE DEUS ASSOCIADO À PRESENÇA DE JESUS

Quando Jesus estava na terra conosco ficou então estabelecido o reino de Deus pela Sua presença. Como Ele está junto com o Pai nos céus, muitos se enganam na busca material desse reino colocando em confronto a sua própria fé, correndo o risco da manipulação, através de doutrinas estranhas, na tentativa de satisfazer suas necessidades naturais. Não devemos esquecer que Jesus está presente até a consumação dos séculos e mesmo quando Ele vier buscar a sua igreja, será rápido como um relâmpago. Não dando muitas oportunidades visíveis ao homem para crer nEle.

CONCLUSÃO:

O Reino de Deus se apresenta em nossas vidas todos os dias quando a vontade do Espírito Santo é colocada em prática por nós. Nisto Jesus tem cuidado de nós, colocando o Seu governo de amor e perdão a nossa disposição. Isto é o reino de Deus em nosso meio.

Comece colocando Jesus em seu coração!

Anúncios