O VASO DO OLEIRO

Jeremias 18:1-6

Pr Alencar Menezes

O vaso pertence ao oleiro que pode dispor dele como bem entender. No entanto, se nos colocamos como vasos nas mãos do Senhor, isso se torna uma prerrogativa nossa ao mesmo tempo em que Deus só agirá como oleiro se permitirmos.

1 – QUEM É O OLEIRO?

O oleiro é aquele que seleciona, prepara e trabalha a matéria prima, é o Senhor Deus que concebe e cria todas as coisas, em especial nossas vidas.

2 – O QUE FAZ O OLEIRO?

Prepara e molda a argila com as próprias mãos. Isto é a ação de Deus quando permitimos o mover do Espírito Santo em nossas vidas

3 – O QUE ACONTECE COM O VASO NAS MÃOS DO OLEIRO?

PODE QUEBRAR-SE – O vaso quebra-se nas mãos do oleiro. Isto acontece quando o cristão não atende aos desígnios de Deus e faz valer a sua própria consciência.

PODE SER REFEITO – Isto acontece quando o cristão, mesmo caído, resolve render-se à ação da graça, movido pelo Espírito Santo.

PODE TORNAR-SE UM VASO MELHOR – Isto acontece quando reagimos em nossas fraquezas e nos colocamos dependentes do Espírito Santo, sendo renovados e transformados.

4 – O QUE É A ARGILA?

É o barro que sem a ação do oleiro é apenas areia ao vento. Ao mesmo tempo, podemos dizer que fala do ser humano, que vem a partir do barro, sem a ação de Cristo.

CONCLUSÃO: Devemos ter em nossa mente e coração que somos vasos, não mais de barro, mas de ouro, colocados como vasos de honra na casa do Senhor, prontos para sermos cheios do óleo precioso que é a unção do Espírito Santo em nossos corações.

Tudo se concretiza com Jesus participando em nossas vidas!

Anúncios