SEGUINDO JESUS

Pr Alencar Menezes

Lucas 9: 23 – E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

Quando Jesus nos induz a tomar uma decisão de vida, para segui-lo incondicionalmente, soa também como um desafio. Ao mesmo tempo, que é necessário, é também urgente a todas as pessoas. Se quisermos ser abençoados, em essência, não podemos trilhar outros caminhos senão o caminho que é Jesus e não basta sermos religiosos, o coração tem que dar vazão ao Espírito Santo, consolador e dominador de nossas vidas.

Dessa forma, o que devemos observar para seguir a Cristo?

1-SOMOS TODOS IMPORTANTES PARA DEUS

(“E dizia a todos…”) Quando Jesus falava, Ele se dirigia a todos sem distinção. Ele nos coloca num mesmo plano de favorecimento. Isso nos torna importantes, ricos e certos que Seus cuidados e o Seu amor nos acompanharão em todos os momentos.

2-QUERERMOS DE TODO CORAÇÃO

(“…Se alguém quer vir após mim…”) Jesus nos deixa à vontade para decidirmos segui-lo. Essa é a maior liberdade que Deus nos dá, a de adorá-Lo. Para adorarmos em espírito e em verdade temos que canalizar todos os esforços e vontades nessa direção, sempre impulsionados pelo Espírito Santo.

3-TRANSPOR TODAS AS BARREIRAS PESSOAIS

(“…negue-se a si mesmo…”) Os maiores impedimentos para que as pessoas creiam estão dentro delas próprias. Muitas carregam traumas, conceitos, idéias, tradições, usos e costumes que podem tornar-se verdadeiros embaraços no relacionamento com Cristo. No entanto, o que pode parecer mais difícil é negar valores acumulados, em toda a vida, que se chocam com os valores fundamentais da fé em Cristo. Haja visto que o evangelho veio para remir todas as coisas  e o que somos é por muitas vezes, a maior dificuldade. Cristo espera que possamos passar por cima de todas essas muralhas e poder pisar as suas pegadas.

4-SER CRUCIFICADO COM CRISTO TODOS OS DIAS

(“…tome cada dia a sua cruz…”) Cruz é lugar de vitória, foi onde Jesus venceu a morte para sempre, é lugar de redenção, foi nela que Jesus se deu para que tivéssemos a  salvação eterna, cruz também é lugar de transformação, foi nela que Jesus derramou seu sangue a fim de que todas as coisas fossem remidas por ele, principalmente nossos pecados. No entanto não é o lugar que todos querem estar. O que Jesus propõe é sermos crucificados com Ele, que se despiu de toda a sua glória por amor. É sermos capazes de fazer o mesmo, a fim de tomarmos posses de todas as conquistas dEle na cruz. É sermos capazes de incorporarmos o seu amor não dando mais vazão ao nosso ego.

5-CONCLUSÃO

Seguir a Jesus é abster-se de todos os conceitos e valores antigos e incutir valores novos através de Sua palavra. Segui-lo é caminhar nas suas pisaduras, pelas quais somos sarados, é aceitá-lo como Ele é, incondicionalmente, assim como Ele nos ama.

Anúncios