UMA MULHER LEAL E ÍNTEGRA FAZENDO A DIFERENÇA

Livro de Rute; Rt 4:13-17

Pr Alencar Menezes

Rute, uma jovem moabita, confrontou-se com a opção de abandonar sua sogra viúva ou arriscar sua vida numa terra estrangeira. Ela escolheu a permanecer comprometida à sua amiga e mentora Noemi e no final a sua decisão incomum foi recompensada com o frutificar de Deus.

Em toda a situação que envolve a vida de Rute destaca-se:

1-O COMPROMISSO (1:9-18)

O comprometimento de Rute de ficar com sua sogra revelou seu admirável caráter e  demonstrou seu senso de lealdade, ética, responsabilidade e fidelidade. Desta maneira, destacou-se como uma pessoa única.

2-A CONFIANÇA NA PROVISÃO EM DEUS (2:1-12)

Rute, sendo estrangeira, deve ter conhecido a DEUS no convívio com a família e em meio ao povo que vivia. Isto, com certeza, a leva a uma atitude correta sem interrupção e sem volta e  O SENHOR a surpreende suprindo todas a suas necessidades materiais imediatas, ao providenciar as espigas para alimentação e pessoais, providenciando a pessoa de Boaz, um homem de caráter semelhante ao seu.

3-A FOCALIZAR O QUE É CORRETO (3:6-14)

Rute nos ensina que quando focalizamos na realização do que é correto, DEUS abençoará o fruto de nosso trabalho. Isso significa colocar responsabilidades à frente de resultados, fidelidade à frente de frutificação.

4-O REINO DE DEUS (4:13-17)

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o SEU reino e a SUA justiça”, lembra Jesus, “e todas as coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33). É assim que o reino de DEUS funciona, o fruto é bom se a árvore é boa, (Mt 12:33-35). Em Rute, Jesus prioriza mais o ser que o fazer.

CONCLUSÃO: Para alguns, “os fins justificam os meios”, DEUS, no entanto, nos fala que quando trabalhamos a profundidade do nosso relacionamento com ELE, ELE trabalhará a largura do mesmo. Comece colocando Jesus como SALVADOR e SENHOR da sua vida.

Anúncios