VISÃO DO FUTURO

I Ts 4:13-5:11

Pr Alencar Menezes

A visão do futuro, colocada por Paulo, é fruto da convicção e fé que deve ser modelo e referência para toda a igreja em nossos dias. Ele sabia que se não há esperança não há poder para o futuro. Paulo trata, em sua carta, do fim dos tempos e do dia da vinda do Senhor como um acontecimento certo que nos afetará cedo ou tarde. Dessa forma, orienta e anima a igreja a preparar-se para tal evento, assumindo sua condição de luz e sal da terra.

O que a visão de Paulo nos traz:

1 – (4:13-15) CONFORTO PARA AS PESSOAS QUE HAVIAM PERDIDO ENTES QUERIDOS

A palavra nos exorta a ter esperança fundamentada nas promessas da vinda de Cristo dizendo que os mortos ressuscitarão primeiro e só logo após os vivos serão arrebatados, ao encontro de Jesus nos ares. É certo que, se cremos, então estaremos consolados, não só a nosso respeito, mas também com respeito aos que já passaram para o Senhor.

2 – (4:16-18) SEGURANÇA PARA AS PESSOAS DE FÉ

Fala que devemos consolar-nos uns aos outros com as palavras de ressurreição, arrebatamento e convívio eterno com Jesus. Paulo transmite as promessas com convicção e fé, que deve ser peculiar a todo que prega esse evangelho.

3 – (5:1-5) ALERTA AOS QUE ESTÃO DISTRAÍDOS

Paulo fala à igreja que o “dia do Senhor” virá como um ladrão e nos exorta à constante vigília onde cada instante deve ser encarado como o momento que sucede a vinda de Cristo, ou seja, devemos estar sempre preparados e ansiosos pela Sua vinda.

4 – (5:6-11) DIREÇÃO PARA OS NECESSITADOS

Paulo fala que não nascemos para o infortúnio, que somos frutos do amor de Deus, que nos mostra isso através do sacrifício de Jesus a nosso favor. Muitos se entregam ao vício e a miséria, sendo trevas, saindo do caminho, esquecendo-se que podem ser mais que vencedores, sendo luz. Seja qual for a situação ou o problema, Jesus estará conosco até a consumação dos tempos.

CONCLUSÃO: Esta visão do futuro nos coloca numa posição privilegiada que só tem real sentido através da fé e na total assimilação da palavra de Deus em nossa vida. Através da esperança e fé nos fortalecemos para seguir em frente, confiando nas promessas, independente das circunstâncias, mas confiantes no porvir.

Aceite Jesus como seu Senhor e Salvador.

Anúncios